É oficial: o brasileiro quer saber a história por trás de seu DNA

Presentes no mercado norte-americano já há algum tempo, os testes de DNA que prometem dizer, no mapa, de onde vem os ancestrais de uma pessoa sofreram um aumento expressivo de procura nos últimos anos. Ao todo, em Estados Unidos e Europa, mais de 25 milhões de pessoas já realizaram o teste.
A Genera oferece o teste no Brasil desde 2015, sendo pioneira no segmento em território nacional. Não foi antes de 2019, porém, que vimos o aumento da procura pelo teste também aqui no Brasil: notamos um aumento de em torno de 14 vezes nas vendas entre janeiro e dezembro do ano passado.

Na mídia

A curiosidade pelo teste não é observada somente pelo aumento da procura: cada fez mais a grande mídia vem procurando difundir informações sobre ancestralidade para a população. Somente este ano, já fomos notícia em alguns dos principais veículos de imprensa do país:

Jornal da Band

A Kátia, uma coach que fez o teste conosco em novembro de 2019, apareceu no Jornal da Band contando um pouco da sua experiência com o teste de ancestralidade, e como ela se surpreendeu com o resultado. Nesta mesma reportagem, nosso CEO Ricardo di Lazzaro também falou um pouco sobre nossa política de segurança de dados.

Jornal O Globo & Época Negócios

O jornal o Globo publicou uma matéria falando um pouco sobre a popularização e barateamento dos testes de ancestralidade no Brasil – a Genera atualmente possui o teste mais barato do mercado, custando R$199. A matéria foi publicada também no portal Época Negócios.

Jovem Pan

Para comemorar o aniversário de São Paulo, publicamos, na semana do dia 25/01/2020, um levantamento onde estimamos a ancestralidade média dos habitantes da cidade de São Paulo. Este levantamento virou notícia na Rádio Jovem Pan, que fez dele pauta do Jornal da Manhã.
(O resultado do levantamento completo você confere aqui).

Como posso fazer o teste?

O teste de ancestralidade é muito simples de ser feito, podendo ser realizado no conforto de casa. Basta comprar o kit de autocoleta pelo site e seguir as instruções do manual de instruções, que vem junto com o kit. A coleta é feita por um swab (utensílio semelhante a um cotonete apropriado para coleta de DNA), e o envio da amostra feito diretamente pelos correios. Há também a opção de se agendar a coleta em uma das unidades da Genera.